domingo, 22 de junho de 2014

Igreja de Santo Antônio do Valongo

Aproveitando que fui conhecer o Museu Pelé em Santos e ele fica exatamente em frente à Igreja de Santo Antônio do Valongo, estive lá.
Não lembro quem casou por lá, mas tenho uma daquelas recordações de infância que "sei que já fui lá, mas não sei porque nem quando"...
Como diz minha mãe : é uma igreja que mantém a tradição, porque algumas igrejas não tem mais imagens de santos.
Fiquei surpresa pela beleza do interior da Igreja,  lembrando muito a Igreja de São Francisco em Salvador na Bahia. Não são exatamento parecidas mas são da mesma época de construção.
A Igreja de Santo Antônio do Valongo é de 25 de janeiro de 1640, enquanto a Igreja de São Francisco é de 1587.



Fiquei curiosa pela história da Igreja e encontrei algumas curiosidades a respeito: como o milagre que salvou a Igreja , a construção da estrada de ferro Santos- Jundiaí e dados da sua construção.
"Naquela época, o astuto banqueiro e empresário Irineu Evangelista de Souza, que havia inaugurado a primeira estrada de ferro do Brasil, estava empenhado na construção de uma linha de ferro ligando o porto ao Interior paulista (Santos a Jundiaí). O barão, que mantinha uma agência do Banco Mauá na Cidade, buscou um acordo amigável, porém sua proposta não foi aceita, resultando numa ação judicial e num reajuste final entre as partes envolvidas, obrigando a Ordem Terceira da Penitência a largar os direitos de propriedade sobre o convento (lado do mar), em 1861. E, com a inauguração da estrada de ferro a 8 de setembro de 1867, surgiu a estação de trens no lugar do antigo convento.
Todavia, antes da concretização do acordo, dizem que a empresa encarregada da construção da ferrovia chegou a invadir a igreja, conforme relato de João Luiz Promessa: "Quando estavam tentando retirar a imagem de Santo Antônio do altar-mor, notavam os operários que não havia força humana que o conseguisse e, depois de tantos esforços, terminaram desistindo..."
texto extraído de Histórias e Lendas de Santos

Algumas outras curiosidades:

Endereço :
Largo Marquês de Monte Alegre s/nº
Bairro Valongo – Centro Histórico

Adoro conhecer museus, igrejas e saber mais da história.
bjs !!!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...