sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

As memórias da Emília

A algum tempo atrás , estive no Museu da Língua  Portuguesa em SP e ouvi um trecho de livro que ficou durante dias na minha cabeça e, fui atrás do livro que contava aquela história. 
"- E como sou filósofa- continuou Emília - quero que minhas Memórias comecem com a minha filosofia de vida.
- Cuidado, Marquesa! Mil sábios já tentaram explicar a vida e se estreparam.
- Pois eu não me estreparei. A vida , Senhor Visconde, é um pisca-pisca . A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim , morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos - viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda , até que dorme e não acorda mais . É ,portanto, um pisca-pisca."
"Está vendo como é filosófica a minha idéia ? O Senhor Visconde já está de olhos parados, erguidos para o forro. Quer dizer que pensa que entendeu... A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca; pisca e estuda ; pisca e ama; pisca e cria filhos ; pisca e geme reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre. 
- E depois que morre? - perguntou o Visconde.
- Depois que morre vira hipótese . É ou não é? 
O Visconde teve que concordar que era."

Uma leitura linda ! Um dos clássicos da literatura brasileira, recomendo. 

"Se gostaram delas, muito bem. Se não gostaram , pílulas ! Tenho dito." - Emília , Marquesa de Rabicó.
Bjs 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...